Férias

Diário de Férias.
Esta série de notas poderia chamar-se também de
"Como uma canita e outros bichos podem arruinar umas férias a um intolerante"

Pois bem, além de 2 pequenos, inofensivos e quase desprezados hamsters que passam despercebidos, estas férias foram marcadas pela presença de uma canita de marca hungara de nome impronunciável batizada com o luso nome e originalissimo de "Mimosa". A maternidade das mulheres cá de casa emergiu como um estúpido vulcão de bicarbonato, com aqueles mimos em tom de falsete e afirmações idiotas, que felizmente um canito não entende, pois se o fizesse logo lhe daria enfarte fatal.
Para elas terá sido grande alegria e muitos os momentos de prazer, o que muito me apraz saber, pois o encanto de levar o bicho a por poita na relva e apanha-la com o saquito do continente, será sem dúvida especialidade olimpica dos próximos jogos e chamar-se-à "Poiar" (de poia, cagalhão). Pentear/escovar ou seja o que for, é também uma rotina familiar unificadora (heterogrooming?, dirão os entendidos?!), além da verificação de parasitas, mais conheidos por pulgas. Agarrar a pulga exige competências especializadas que devem ser aprendidas de preferência no ensino básico. No secundário, podem passar às carraças. A educação sexual é uma coisa importante, sobretudo se a bicha tem o (1º) período e a família não está pronta para lidar com isso.
Intolerante e outros nomes do meu apelido devem-se a:
- atendendo que a canita se deitava - espojava - esfregava nos sofás da sala eu deixei de lá me sentar, por outras palavras, nunca mais lá estive, exceto quando o único sofá estava livre o que raramente acontecia e por outro lado, porque ficava mesmo ao lado das casas dos hamsters que com sabem não são os bichos mais bem cheirosos do mundo (existe algum que não cheire  a bicho?), isto para responder a uma determinada foto em que estou a cochilar nesse mesmo poiso.
- no primeiro dia de férias em conjunto com a canita, não estava ela ainda integrada nos ritmos da familia, e tendo eu madrugado, enquanto me preparo para ir tomar o pequeno almoço, verifico que a meus pés se encontrava uma coleção de poias caninas. Fui tomar o pequeno almoço ao café e depois segui em direção à Falésia. Pouco me restava, nem sequer uma casota para me refugiar.
- Na mudança de casa, advinhem em que carro é que a dita canita veio?
- A canita é um caso de séria perturbação do comportamento, com uma história precoce de desenvolvimento dificil, mas ó pá, eu também tive as minhas coisas na infância e depois na adolescência?
- Elogio da canita: não ladra e tem medo de mim.


Amanhã: as aventuras de outros e outras bichas que tiram o sorriso ao mais bem disposto: picadas de insetos, uma dolorosa borbulha no nariz e uma valente  e senhora diarreia. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracois, Tremoços e Sandes de Paio