Dia 1 - 04 de Agosto - O Festival



Cheguei a Sendim apenas no sábado, sábado, dia 04 de agosto, no fim, vim “encerrar” o festival.

Nesse dia, assisti, à distância, à Oficina de Danças Mirandesas, que me despertou o apetite de me juntar aos muitos convivas dançarinos, mas apenas fui vencido pela irresistível vergonha e pela necessidade de petiscar e beber qualquer coisa fresca. Fica para a próxima. Mas, participei com a minha alma a 100%, na esplanada da “Pensão e Restaurante Gabriela” no Largo da Igreja, entre umas tapas  e um golito de cerveja, acompanhei com alegria os esforços dos dançarinos.
Fora do programa, ausente de previsão, quis a sorte que nessa mesma esplanada uns bons e divertidos convivas, predominantemente espanhóis ?!, pareceu-me, pegassem das guitarras, flautas e instrumentos de percussão e cantassem tarde adiante e principio da noite. Um pouco de tudo eles cantaram, com aplauso e participação do “povo” que entre tapas e finos, cantavam desde as populares do folclore às velhas canções de lutas da esquerda francesa e espanhola até, e tinha que estar presente, o nosso Zeca Afonso. Devo confessar, que nestes momentos sinto sempre uma inveja terrível dos que sabem cantar ou pelo menos tentam, batem palmas sincronizadas e conhecem as letras das canções todas, o que lhes permite comungar de um momento único e muito muito solidário. Para mim, estar lá, já é grandioso.
Bom, mas depois de tanta cantoria, eles lá continuaram sentaditos mas mais calmos, ou não fossem os éteres evaporados e a necessidade de comer, motivo de força maior.
E nos entretantos …. Pois os entretantos pode ser uma chatice até porque o programa musical começava tarde, muito tarde e quem tinha uns quilómetros bem medidos, estava a precisar de maior consideração 😉
Diz o programa que pelas 22 horas os gaiteiros iniciariam a sua intervenção pelas ruas de Sendim. Bom de facto, começou com um espectáculo no Largo da Igreja para meio mundo aproveitar e dar o seu pézinho de dança ….
[atuação dos gaiteiros (?) perdoem-me se errar, mas pareceu-me ser a Escola de  Musica Tradicional de ...???]

Mas já passava das 10. Depois dirigiram-se com toda a calma para o recinto onde continuaram a sua intervenção. Com esta brincadeira toda, eu já tinha enxofrado dois finos e feito uma visita às instalações sanitárias. O que vale é com a temperatura que estava tudo o que metia pela boca saía pelos poros!
?!Mas isto começa ou não começa!?

Ai jesus, começou e começou muito bem, com a intervenção de NIAMH NÍ CHARRA  (http://www.niamhnicharra.com/), com acompanhamento de mais 2 músicos, desculpem mas não sei o nome deles, mas são mesmo muito bons. E depois foi um SHOW, com excelentes musicas e interpretações, uma interação com o publico fantástica – tomara algumas dessas estrelas “pop” terem o à-vontade e a facilidade de comunicar com o publico que não fala a mesma língua …. Ah, mas ela já diz umas coisas em português.
Cantando em inglês e gaélico encantou e fiquei ansioso por ir à APPLE Music procurar a sua discografia … não está la NADA=NADIQUES=ZERO.
Senhor TIM COOKS faz favor de ver este problema ok?

Depois de ter ficar empolgado com a Niamh Ní Charra, esperava que o grupo seguinte mantivesse ou se possível elevasse a fasquia. Bom, eu poderei ter culpa, estava cansado, mas estava mesmo cansado e depois da adrenalida toda anterior comecei a quebrar fisicamente … e o grupo DALLAHAN, apresentado com muita pompa e circunstância não se integrou bem nas minhas preferências.

Acabei por me vir embora, arrastando os pés, subi ao 2º andar do meu hotel e deixe-me cair de sono e cansaço. É verdade, foi assim que encerrei o 19º Festival InterCéltico de Sendim.

Agora 1 ou 2 coisas sobre o que não pode ser um Festival
1º - informação muito escassa, difícil de encontrar. Sim meus caros, até o Facebook é de uma grande pobreza (vamos lá ver uma coisa eu moro em Coimbra e para lá chegar não é apanhar o Alfa e está se aí num instantinho. Tive que procurar cama, com a confusão das datas, com outros anos, acabei por reservar um dia a mais sem necessidade. Percebem bem a coisa, porque é que é importante para os gajos do sul que querem estar aí desde o inicio saberem as coisas com tempo e como deve ser?);
2º - é certo que o festival é um acontecimento muito local, mas também é certo que não existe, ou pelo menos tem pouca divulgação, as atividades, “coisas” para ocupar o povo, durante o tempo até aos espetáculos (ok, eu sei que este ano o estúpido do calor não ajudou, quem iria fazer uma caminhada pela ronda dos celtas?, só se passássemos pelas tascas todas …);
E já gora uma 3ª para não me esticar: começar os espetáculos musicais às 22:45, o que não é verdade, pois começaram mais tarde … não é excessivamente tarde?
E já a 4ª para encerrar, eh pá cerveja havia muita mas de comes muito pouco.

Para o ano pode ser que por lá apareça, mas espero bem que a 20ª edição se saiba projetar, no país de forma a elevar a cultura e um(s) estilo(s) musical(ais) com grande número de apreciadores.
Parabéns pelo 19º e que preparem o 20º.
Eventualmente poderei estar presente.

P.S.: os videos não se referem às atuações dos visados neste 19º FICS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracois, Tremoços e Sandes de Paio