EU VOU!
Aqui pelos lados do Mondego está a travar-se uma luta, pela conservação do status quo do Rio no seu estado natural.
Existe a pretensão de construir uma mini hidrica na Foz do Caneiro que irá concentrar as águas numa albufeira de dimensões desproporcionadas. Se por um lado, a ideia de poder vir a usufruir de uma imenso lago que chegará a Penacova, é igualemente atraente, vejo, por outro lado, a quase certa destruição do habitat e das suas condições de navegabilidade em extensão, a ameaça ao dominio pessoal dos habitantes da povoações vizinhas e uma forte ameaça ao turismo. O ecosistema será sem dúvida ameaçado. Tenho ainda algumas dúvidas quanto ao que irá acontecer depois da mini-hidríca. Só quem não usufrui do Mondego é que não percebe que o caudal do rio é muito baixo e fraco no verão e qualquer iniciativa de o travar terá efeitos catastróficos. As pobres das lampreias terão que viajar em classe turística, de avião, se quiserem chegar a Penacova.
O rio, na zona da Rebordosa, onde existe a ponte que liga o concelho de Poiares e Penacova já possui um dique e, todos sabemos, os que descem o rio, o quanto isso “estorva” o natural correr das aguas … e das canoas.
Por isso, quero associar-me à plataforma Mondego Vivo e descer o Rio como forma de manifestar o meu apoio aqueles que lutam contra a dita cosntrução.
Convido-os a fazerem o mesmo.
http://plataformamondegovivo.blogspot.com/p/mega-descida-do-rio-mondego.html
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários são sempre bem vindos.
Palavras, ideias ofensivas ou linguagem menos correcta não terão o privilégio de serem publicadas.