A Minha Mãe faz amanhã anos!

A minha Mãe faz amanhã anos, muitos anos! E dos bons, se bem que ela se queixe sempre que não prestaram.
Como sempre que escrevo qualquer coisa bonitinha e amorosa ela se põe na choradeira , desta vez resolvi dizer-lhe umas tantas que me estão aqui atravessadas na goela.

Nem sei por onde começar.
Talvez dizendo que quando eu era miúda, a minha Mãe era uma chata! Não me deixava sair à noite, ir para as discotecas, vir às 4 da manhã para casa…enfim! 
Onde é que já se viu cortarem assim a liberdade a uma adolescente! Nunca lhe contei nenhum dos meus namoricos se não com certeza apanhava porrada ( verbal, mas era porrada na mesma ). Cá pra mim ela já tinha consultado a Maya que tinha antevisto que o meu coração estava predestinado a  ser entregue ao seu (da minha Mãe) futuro genro, a quem ela tem uma “imbirração”(inconfessa, claro) desde que me casei , pois além de me ter raptado e enfeitiçado pelas terras do mondego e não em faro, resolveu fazer-me 2 lindas filhas lindas e portanto levar a agonia das saudades agora a  esta avó. Já não bastava a filha e o filho longe, agora também as netas …Irra! Não há coração que aguente!! 

Mas pronto, acho que ela ao fim de estes anos já lhe perdoou, por interesse de concerteza…sei lá, porque sempre é ele que carrega com as melancias e as uvas de Paderne escadas acima nos olhos de água, adora as “sopas de salada “ que ela faz e leva a passear à Ribeira de Paderne onde ela resolve dar trambolhões e partir umas costelitas…enfim…e até consegue acertar os canais da televisão. Por isso ela teve que se render às evidências!

Também posso contar que na escola primária a minha Mãe me negligenciava e se na altura existisse CPCj (comissão de proteção de crianças e jovens) certamente seria chamada à razão! Então não é que me levava todos os dias para o local de trabalho dela, e aqui a desgraçadinha tinha que passar o dia brincando com rapazes e raparigas que andavam comigo num badanal como se eu fosse uma boneca e me ensinaram a jogar ao berlinde e a subir às árvores (brincadeiras muito pouco adequadas a uma menina e perigosas!!!!) Havia lá uma nespereira que era o máximo para trepar. E uma amendoeira baixinha que era onde se brincava às Mães e às filhas… 
E para dormir a sesta ? Não é que me deixava dormir em cima da secretária e dava as aulas aos cachopos ao mesmo tempo. Onde estava a privacidade de uma criança de 4 anos, hum??! sim?
Um dos meus colegas de infortúnio e  seu aluno na altura é agora o ortopedista dela …ironias do destino. E lá tenta pôr-lhe os ossitos inteiros cada vez que ela faz alguma pilantrice e resolve partir um…Aquilo que mais recordo destes tempos é do prazer em me aninhar na minha Mãe, vestida com uma bata de professora que era tão cheirosa(não sei como!!) e fofinha…

Onde é que eu ia?
Ah, já sei, pois, então a minha Mãe era uma melga! Queria que eu estudasse e que tivesse boas notas!! Ora “tásse” mesmo a ver que o destino já sabia que se eu tivesse melhores notas não tinha vindo parar desterrada para a Universidade de Coimbra e teria conseguido ficar em Lisboa… e estão a ver…não tinha  conhecido o Xanito…e …ora sabe se lá como me poderia ter perdido por lisboa com alguma galifão que não acartasse “cas” melancias escadas acima!!!

Outra queixa que tenho da minha Mãe é que ela é uma gastadora e faz-me a mim desperdiçar dinheiro . Vejamos, sempre que vou lá abaixo, carrega-me ( depois da mala do carro já estar  arrumadinha, calcadinha para caber tudo, lá vem a Maria Feliciana com mais um saquinho de amêndoas, um pacote de bolachinhas para as meninas, umas laranjinhas muito boas, ou uns bifinhos do lombo que “amanhã vais te arrepender se não os levares” ! Ora , toda agente sabe que um carro pesado gasta muito mais gasóleo… …um desperdício completo!!

Mas esta Senhora, Minha Mãe, ultimamente tem me dado cá uma “trabalhêra”!!!
Ora se vira na cama e parte uma costela, ora tropeça no tapete e parte uma vértebra, ora escorrega na piscina e parte-me a cabeça, ora foge das urgências do hospital ( com muita razão) e parte outra vértebra… Raio da “melher” que parece ter bicho carpinteiro no…
O que vale é que lá lhe vão pondo uns cimentitos e colando aqui e acolá…já deve ter mais uns 10 kg a mais do cimento que tem a colar as vértebras!!
Xiça, penico, chapéu de côco!!! Haja paciência pra tanto osso partido!

Bem, mas, mais osso menos osso ela está aí para as curvas!! 
E para quem já é Mãe, Avó e Bisavó até está muito bem conservada! 
E a gente “assim como assim” até gostamos dela, pronto, já nos acostumámos, mesmo assim com umas peças partidas e outras avariadas. Acho que agora já não a podemos trocar, já passou o tempo da garantia. E depois, acho que não encontrávamos outra como ela. A esta já lhe conhecemos as manhas, agora já não consegue correr atrás de nós para nos bater quando fazemos disparates e está surda que nem uma porta, portanto sempre podemos falar mal dela que ela ainda se ri a pensar que estamos a dizer alguma graça!

Por tudo isto, e outras tantas outras coisas que não vou escrever porque já estou cansada, te digo aquilo que me disseste no outro dia “amo-te , adoro-te e exploro-te!!




Comentários

  1. ai que se eu sesse tua mãe levavas tantas, São Grade! graças a Deus que te calhou a D. Feliciana que é uma santa. beijinhos muitos pras duas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários são sempre bem vindos.
Palavras, ideias ofensivas ou linguagem menos correcta não terão o privilégio de serem publicadas.

Mensagens populares deste blogue

Caracois, Tremoços e Sandes de Paio