Os Aneis das Flores


Apresentação de “Os Aneis das Flores” (Loulé)
A 21 de Novembro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Loulé, vai ser apresentado o novo livro de Idália Farinha Custódio. Trata-se de uma selecção de poemas de antigos alunos desta professora, executados durante as aulas. A apresentação será feita precisamente por dois desses alunos – Paulo Jorge Moreira e Margarida Guerreiro.
Nesta colectânea infanto-juvenil, a autora pretende recuperar alguns textos elaborados nas salas de aula, nas “Cartas à Professora”, nos papelinhos amarelos ou em autocolantes, desde 1973. “Estes poetas, que, hoje, são mulheres, homens e jovens, talvez não esperassem que os seus poemas viessem à luz, depois de todo este tempo guardados, e que são os meus afectos e são parte da minha vida! Mas como não são património meu, estes poemas, que reflectem um percurso inesquecivelmente luminoso, aqui estão. Devolvo-os aos seus autores e dou-os ao mundo”, diz a antiga professora na nota introdutória do livro.
Mas esta selecção de 16 poemas é também uma homenagem à forte ligação entre alunos e professores, que vai para além do papel educativo, mas que, em muitos casos, se tem vindo a dissipar ao longo dos tempos. ”E a intenção é mostrar que pode haver bom entendimento entre professor e alunos, amizade mesmo, e que essa amizade pode levá-los a escrever coisas lindas! Que nos tocam e que nos dão força”, refere a autora.


“Quem pediu um Porto Ferreira??”

É incrível o que este acontecimento tem feito agitar os meus neurónios (estão a ver – deformação profissional!!), no sentido figurado , claro!!
O convite para estar presente nesta apresentação foi-me feito há dias pelo Paulo e pela Meguy, colega e amiga desde….Não digo porque vou-me enganar nas datas!
Logo me entusiasmei, e me arrebitei, com a ideia, 1º de ir a Faro e poder ver a minha família e 2º de eventualmente poder encontrar os meus amigos que há anos não vejo. Ah sim, vou pois!!
Mas de imediato o meu novelo se enrodilha cada vez mais, ou então sou eu que não tenho tido jeito para o desatar…
As filhas adoecem e tá de chuva e tão cansada que estou! e a "seca" do tempo que o comboio leva, e ai tanta coisa pra fazer no serviço e e e e mais e … raios partam tantos e(s)!!!!!!!!!!

Mas a Meguy insiste, a minha vontade de partir inquieta-me a alma e as angústias dos possíveis atropelos desvanecem-se … Mas o Sol reaparece!
Olha que se lixe a taça! (versão soft da outra…)
Então sendo assim, cá vou eu!
Sempre gostei de fotos de as tirar e captar o momento, não de paisagens, mas das pessoas ! As risadas, as quedas, as caretas inesperadas, os olhares apaixonados que se escapam do segredo, o cabelo que esvoaça e que nos estraga a pose e sobretudo, de depois olhar para elas e reviver esses preciosos flashs de vida que têm sempre imensas histórias por de trás! E dependendo de quem as observa, uma cor se acrescenta ao colorido da história.
(Este era o Prof. de Matemática que tinha tido um acidente e tinha amnésia, lembram-se ??)
Por isso aqui vão algumas delas…Descubram lá quem são!!
O Paulo Moreira pediu para que escrevesse qualquer coisa sobre a Prof. Idália e aqueles tempos…. Oh , Paulo, lamento!! Eu lembrar, lembro, agora se foi desta ou daquela Professora ou deste ou daquele ano…isso já é pedir demais!
Eu e a Meguy ainda não atinámos afinal em que ano a Senhora foi nossa Professora e quem é que fazia afinal parte da nossa turma!!!
Acho que nessa altura eu deveria andar mais preocupada em integrar-me “no grupo”, com o meu aspecto; dentes tortos, perninhas de “palito” e “magrinhita trinca-espinhas”… Continuo com os dentes ( que me restam) tortos, as pernas magrinhas e “trinca-espinhas” mesma, mas agora já não me incomodo com isso !!
Desses tempos do chamado “ciclo” e do Curso Experimental guardo boas “emoções”.
Sobretudo do Experimental que me orgulho em ter pertencido enquanto todos os nossos colegas foram para o Liceu e que estes “ignorantes” cá de cima (aqui na minha querida cidade-sem iromia- de Coimbra e arredores!!) nunca ouviram falar!!!! E eu explico que era um Sistema de ensino inovador, blá blá com disciplinas e matérias até com títulos diferentes “Ciências Humanas”, talvez em vez de História e Geografia, Ciências da Natureza em vez de Ciências Naturais e uns Professores fixes que até se divertiam connosco nas nossas visitas de estudo!!
(Quem era aquele jeitoso? Já não me lembro!! O do bigode?)
A Língua Portuguesa não era “Português” e em vez de “marrarmos” no livro explorávamos António Aleixo, estudávamos “Uma abelha na chuva” fazíamos romances partilhados (lembram-se do caderninho preto que circulava por todos em que cada um dava um contributo para a história?), ensaiávamos a nossa expressividade fosse através da escrita ou do desenho (quem desenhou o António Aleixo que ficou numa capa de trabalho, o Afonso não foi?)
Eh pá, já me estiquei muito!
Pronto! Então é assim: pintei o cabelo, arranjei as unhas, vou escolher uma roupa catita e um colar às florinhas (pra condizer com o momento)e voltar ao meu 1º ”ninho” para uns quantos miminhos da Mamã e ver ou rever os “malucos” dos meus amigos.
Espero encontrá-los a todos!!

Comentários

  1. Wow o texto tá ... deixa-me respirar ... uma antologia perfeita. Sim Senhora, inspiração a muitos%. Agora o tamaninho das fotos ... é mesmo para os míopes pitosgas não verem nada.
    Wow! tou mesmo apanhado, isto tá mesmo bom, até parece que fui a escrever -:)))

    ResponderEliminar
  2. Pois! É para não haver hipóteses de haver muitas comparações com o presente!!!!

    ResponderEliminar
  3. Olha lá ó mecita, o caderninho preto que rodava entre as nossas casas com as histórias que inventávamos e nós os protagonistas...era coisa da Idália, mó!
    Tou memo gira nas fotos...pareço-me com o Gonçalo, formato gaja. Ai. ai...que linda moça. Obrigada São. Que fantástico blog! parabéns

    ResponderEliminar
  4. lá estaremos, pois então... beijos antecipados

    ResponderEliminar
  5. Meninos e meninas do 2º e 3ºs anos da Afonso III. Foi muito bom encontrar-vos, como dizia alguém que lá esteve "este dia foi um abraço de afecto. Faz tempo não sentia a alma cheia. Luz!"
    Continuamos uns poetas e continuamos a conseguir viver-nos como se lá estivéssemos. Está agendado um fim de semana - está em discussão se se leva família ou não mas...por diversas razões que se prendem com a interacção e com a disponibilidade e real partilha, aponta-se para não - nas termas de Monchique. Vamos mantendo contactos, e usando o blog da São!!!.
    Obrigada São!

    ResponderEliminar
  6. as fotos em grande era bom,dava para reconhecer a malta sem os oculos de ver ao perto.a capa do livro do A.Aleixo foi o meu mano Alexandre que desenhou .Gostei mesmo de te ver ,beijos e ate qualquer dia.

    ResponderEliminar
  7. também gostei muito de encontrar todo este universo do pessoal do (meu) 2º ano do ciclo e que tanto me marcaram.
    Quando tivermos o outro blog, o do Caderno Preto, logo explico porquê :)
    Estive a "sacanear" umas quantas (várias!) fotos que enviarei para esse tal novo poiso virtual das almas desta gente.
    bjs amigos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários são sempre bem vindos.
Palavras, ideias ofensivas ou linguagem menos correcta não terão o privilégio de serem publicadas.

Mensagens populares deste blogue

Caracois, Tremoços e Sandes de Paio

As vantagens