Professores

São pouco os professores que recordo, pela excelência da pessoa, pela cultura que possuíam e pela forma, como indirectamente me influenciaram. Fui, para todos eles, apenas e mais um puto. Para mim eles foram muito mais do que professores, foram os porteiros das portas do conhecimento, da sensibilidade.
Recordo a professora Encarnação, porque foi a minha 1ª. Ensinou a ler, escrever e fazer operações de aritmética. Isso permitiu me muito mais, posteriormente.
Pelo lado contrário, recordo o professor Lucas, de matemática do ciclo e da sua cana da india do tamanho da sala, livra ...

Telmo Verdelho, um professor impar na lingua e literatura, génio a dar aulas a putos que pouco ou nada queriam saber sobre isso. Magnifico professor, sobretudo quando se desviava do que era obrigatório e passeava pela literatura portuguesa ... jornada maravilhosa. Mais tarde segui-o num programa de rádio, que ouvia religiosamente. Perdi-lhe o rasto, mas muito o gostaria de ler ou ouvir.
Joel Canhão no domínio da expressão musical. Pessoa fabulosa que me elogiou o que eu pouco sabia de música e me fez querer despontar ... surdo que nem uma porta, voz sem qualquer tom, apenas os pássaros eu podia afugentar ... mas aquele simples elogio, demonstrou que apesar de ser um perfeito asno musical, poderia apreciá-la ... a música, o canto.
Nem todos podem ser músicos, mas quase todos podemos ser ouvintes.
Obrigado Maestro.
Soube no domingo que faleceu aos 82 anos.
Perdi um Mestre.

e não tenho vontade de escrever, nem de recordar.
Posso perder mais alguém da minha vida e não gosto disso.
É sempre mais difícil recordar na ausência.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caracois, Tremoços e Sandes de Paio